Tuesday, August 16, 2011

Mais uma grande perda para o mundo da moda. RIP Jesús del Pozo.

Getty Images
"O designer espanhol Jesús del Pozo morreu no passado dia 13 de Agosto, em Madrid, com 65 anos.
Vítima de uma infecção pulmonar que causava grandes problemas respiratórios, o designer entrou em coma na tarde de sexta-feira. A notícia tomou de surpresa a moda espanhola porque mesmo estando doente há vários meses, o criador não parou de trabalhar.
Nascido e amadurecido na Calle Almirante, em Madrid, foi parte integrante do grupo alternativo de criativos que trouxe a moda espanhola a uma posição de destaque – tanto dentro do país como a nível internacional. Conhecido pela sua vasta linha de perfumes, vestidos de noiva, artigos de decoração e colaboração com guarda-roupa para as artes do espectáculo, del Pozo foi presença assídua na Cibeles Madrid Fashion Week.
Desde cedo marcou a diferença pela sua peculiar visão da Moda, num respeito extremo pela silhueta feminina, a unicidade de cada mulher e o padrão irrepreensível  de cada uma das suas linhas. Laçadas, drapeados, cortes orientais, cores neutras e pedraria marcavam o seu espírito discreto, mas genial.
Desenhava para mulheres inteligentes, com personalidade forte e delineada. As suas musas incluíam a cantora Ana Belén, a modelo Esther Cañadas e a Infanta Cristina, que não raras vezes usou as suas criações em aparições públicas.
Contemporâneo de nomes como António Miró e Adolfo Dominguez, Jesús foi o primeiro criador a receber a Medalha de Mérito em Belas Artes, do Rei. Foi também reconhecido com prémios, como a Agulha de Ouro, Prémio Nacional Cristobal Balengiaga e «T» de Telva.
O criativo com uma avançada visão empresarial terá exibida a sua colecção póstuma, para a Primavera/Verão de 2012, a 16 de Setembro na Cibeles Madrid Fashion Week – bem como uma homenagem por parte dos seus pares. O seu nome permanecerá imortal nas fileiras da moda espanhola através da sua Fundação, dedicada à formação prática de novos profissionais da moda." (Por: Irina Chitas para a VOGUE.pt)