A actriz Reese Whiterspoon, embaixadora global da Avon, participou activamente das comemorações do 125º aniversário da companhia. |
"A Avon, maior empresa de venda directa de cosméticos no
mundo, celebrou ao longo do ano de 2011 o seu 125º aniversário, nos mais de 100
mercados onde está presente. Nestes países, a empresa conta hoje com um total
de mais de 300 milhões de consumidores, que são atendidos de maneira
personalizada por mais de 6,5 milhões de revendedores autónomos sendo em sua maioria
mulheres que encontraram na venda directa a oportunidade de obter ganhos para
complementar a renda da família ou actuar como empreendedora autónoma Juntas,
estas mulheres obtêm hoje ganhos da ordem de US$ 4,5 biliões ao ano e, com este
dinheiro, transformam seus projectos pessoais em realidade.
No ano da celebração, a Avon consolidou seu compromisso com
a mulher, assumido desde o momento de sua fundação, há 125 anos, quando o
norte-americano David McConnell criou o sistema de vendas directas e, com ele, uma
oportunidade de trabalho e de independência financeira às mulheres, em uma
época em que elas sequer tinham direito ao voto. Hoje a Avon fortalece esta
ligação colocando no mercado mais de 1000 novos produtos inovadores a cada ano,
desenvolvidos com base em tecnologias revolucionárias, e incrementando o
investimento em causas sociais fundamentais para a mulher moderna, por meio da
Avon Foundation.
E se há 125 Anos a Avon foi pioneira no sistema de vendas
diretas, ainda hoje é a empresa voltada para a mulher – não somente no
desenvolvimento de cosméticos revolucionários para retardar o envelhecimento,
fragrâncias inovadoras e maquilhagem perfeita, mas também liderando campanhas
globais contra o câncer de mama e a violência doméstica.
Para o presidente da Avon Brasil, Luis Felipe Miranda, este
compromisso da companhia vem ganhando mais vigor a cada ano no Brasil, país que
hoje representa a maior operação da companhia e que conta desde 2003 com a acção do Instituto Avon, organização não governamental mantida pela empresa para
promover a saúde e o bem-estar da mulher brasileira. “A Avon faz parte da vida
da mulher brasileira desde os anos 50, quando chegou ao país”, comenta.
“Crescemos e evoluímos junto com essa mulher, sendo sensíveis às suas
necessidades a cada nova conquista e a cada nova fase de sua história. Além
disso, todos os brasileiros conviveram com revendedoras Avon ao longo de suas
vidas, e posso garantir que elas estão em todas as regiões, nas cidades mais
distantes”, enfatiza Miranda. “Vamos seguir ao lado dessas mulheres,
valorizando estas histórias de sucesso e empreendedorismo.”
As revendedoras Avon têm uma importância tão vital para a
empresa que foi ao lado delas que a presidente mundial da empresa, Andrea Jung,
celebrou o aniversário da companhia. Ao longo do ano, ela esteve em 16 países
ao redor do mundo, encontrando-se pessoalmente com grupos de no mínimo quatro
mil revendedoras autónomas, na tournée chamada Believe World Tour.
A cidade de São Paulo a recebeu em Junho para um encontro com mais de
oito mil revendedores. O objectivo da executiva foi reforçar a missão da Avon de
fortalecer a mulher e viabilizar sua autonomia e independência financeira, por
meio da venda direta e do apoio a causas que promovam melhorias para sua vida.
“A Avon foi fundada em 1886 e desde então tem inspirado as
mulheres a se desenvolverem financeiramente”, disse Andrea. “Temos o orgulho
de, da mesma forma que levamos beleza à mulher, levar também a oportunidade de
viver de forma plena, com mais saúde e sem sofrer violência”, afirmou a CEO,
referindo-se às causas da Avon Foundation, no apoio a pesquisas sobre o câncer
de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, e nos
esforços para reduzir a violência contra a mulher. No Brasil, as duas causas
são lideradas pelo Instituto Avon por meio das campanhas Avon contra o
câncer de mama e Fale sem Medo – não à violência doméstica.
Mais investimentos nas causas que fortalecem a mulher
A passagem da Avon Believe World Tour por
cada uma das 16 cidades foi marcada por doações da empresa a organizações não
governamentais voltadas à causa da violência doméstica. No Brasil, uma dessas
ONGs foi a Associação Mulheres pela Paz, com sedeem São Paulo, cujo
foco é divulgar a cultura de paz como construção quotidiana nos relacionamentos.
A outra foi o Instituto Maria da Penha, sediado no Ceará, criado por uma das
maiores activistas pelo fim da violência contra a mulher no Brasil, a cearense
Maria da Penha Maia Fernandes. Ambas receberam uma doação de U$ 60 mil dólares,
para darem prosseguimento a seus projectos.
As doações foram feitas por meio do novo Fundo Global Avon
Believe, criado em 2011, que disponibilizou $2 milhões para organizações que actuam pelo fim da violência doméstica contra a mulher em cada uma das cidades
que fizeram parte da tournée assim como em outros locais onde a empresa actua.
Avon Voices deu voz à mulher e ao seu talento
Outra iniciativa lançada pela Avon para a celebração dos 125
Anos foi o Avon Voices, a primeira busca global de talentos pela Internet para revelar cantoras e compositores de várias partes do mundo.
Lançada em Dezembro de 2010, começou com mais de seis mil candidatas de 62
países e, ao longo de 11 meses, chegou a um selecto grupo de 10 finalistas. Uma
delas foi a alagoana Pauline Alencar, de 27 anos, seleccionada para participar
da grande final que ocorreu no Hard Rock Café da Times Square, de Nova York,
apresentando-se para o júri de celebridades que reuniu nomes como a cantora
norte-americana Fergie, a compositora americana Diane Warren e a cantora
brasileira Ivete Sangalo, entre outros. “A Avon realizou o meu sonho e o de
todas essas mulheres, deu a oportunidade de revelar nosso talento, contar nossa
história, conhecer novos lugares, mas, o mais importante, nos deu a certeza de
acreditar em nós mesmas e ver que é possível conquistar um sonho!”.
As duas vencedoras – Selena Gittens, do Canadá, na categoria
Revendedora Avon, e Evelina Anusauskaite, da Lituânia, na Categoria Público
Geral – vão ter um disco profissional que será vendido por meio dos folhetos de
ofertas da Avon em diversos mercados. A brasileira Pauline gravou com as demais
finalistas a canção inédita Be What You Believe, da premiadíssima
compositora americana Diane Warren, que também estará no CD. Parte da renda
arrecadada com a venda do produto em 2012 será destinada à Avon Foundation for
Women.
Nas imagens da Avon, a história da mulher
No ano da celebração especial, a Avon também criou um
arquivo digital que inclui folhetos, comerciais e imagens de produtos que
marcaram a história da Avon e o fortalecimento das mulheres. O arquivo digital
pode ser visitado em www.hagley.org/library/exhibits/avon. Neste
site é possível baixar imagens históricas da Avon, de instalações,
revendedoras, campanhas publicitárias e catálogos.
Fatos interessantes sobre a história da Avon
- A Avon nasceu nos Estados Unidos, em 1886, quando o vendedor de livros de Nova York, David McConnell, teve a ideia de produzir e oferecer às suas clientes um perfume, que vinha como brinde na compra das colecções. Em pouco tempo as mulheres passaram a comprar os livros só para ganhar o perfume! Daí nasceu a California Perfume, que viria a ser a Avon alguns anos depois.
- O primeiro lançamento foi uma linha de cinco fragrâncias, produzidas em laboratório de Nova York chamado The Little Dot Perfumes.
- McConnell convidou a senhora Florence Albee para ser a primeira revendedora em domicílio da nova empresa. Ao perceber o potencial do negócio, Mrs. Albee convidou mais mulheres para o trabalho, instituindo os processos e procedimentos de venda directa que são hoje essenciais para as revendedoras autónomas dos produtos Avon.
- Persis Foster Eames Albee, a primeira revendedora de produtos Avon, nasceu no estado de New Hampshire. Ela foi contratada pelo fundador da companhia aos 50 anos de idade. Para revender perfumes, ela percorria os Estados Unidos de trem, carroça e cavalo. Além de ser considerada um modelo para todas as revendedoras.
- Com o empreendedorismo da primeira revendedora, o negócio cresceu e em apenas 13 anos a Avon já tinha chegado a cinco mil revendedoras em apenas 13 anos.
- O nome Avon surgiu em 1929, para uma linha de produtos, como homenagem a William Shakespeare, escritor nascido na cidade inglesa de Stratford-on Avon, de quem McConnell era grande fã.
- Dez anos mais tarde, em 1939, o nome foi adoptado para toda a companhia.
- A empresa conta hoje com mais de 1000 patentes registadas ou em processo de registo.
- A Avon lançou o primeiro conjunto de viagem com tampa em rosca de metal no lugar da tampa aplicadora em vidro em 1898.
- O primeiro sachet de perfume foi lançado em 1900.
- A companhia voltada para a mulher é também um bom lugar para mulheres trabalharem: 63% da força de trabalho mundial é feminina, e o percentual de mulheres em cargos de gestão é de 55%. Dos cargos de directoria na Avon, 50% são ocupados por mulheres.
- A cada segundo, quatro batons da Avon são vendidos no planeta.
- A cada hora, 2,4 frascos de Renew são vendidos no mundo.
Avon Foundation for Women e as acções de investimento
social da Avon
A Avon é uma empresa global líder em acções sociais com foco
em causas que interessam especialmente à mulher. Até 2010, foram doados mais de
US$ 800 milhões em mais de 50 países para essas causas, por meio da Avon
Foundation, com sede nos Estados Unidos. A acção de investimento social da Avon
está concentrada no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do
atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon
Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama),
e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak
Out against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não
à violência doméstica). A organização também actua de forma efectiva na
prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergências em várias
partes do mundo.
A Avon revende em seus folhetos de produtos itens criados
especialmente para arrecadar fundos para as causas. Da mesma forma, promove
eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para
gerar recursos e promover a consciencialização da sociedade. Além disso, a empresa
prepara e distribui vários materiais informativos, divulgados por meio das mais
de 6,5 milhões de revendedoras de produtos Avon em todo o mundo."
Fonte: Portal Beleza Revelada, 12 dez 2011
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