Sunday, July 27, 2014

Interviewing celebrity's hair stylist Pedro Valverde


Pedro Valverde | Ana Pacheco | Raquel C. Macias

(For English, please scroll down. Thank you.)

Fomos conhecer melhor Pedro Valverde. É hairstylist e foi de braços abertos e com um sorriso rasgado que nos recebeu no salão Pandora para uma entrevista em tom descontraído. Ficamos assim a saber um pouco mais sobre si e o seu percurso profissional, bem como uma ideia da consumidora portuguesa e das tendências para esta estação. A minha amiga Ana Pacheco, foi a modelo do dia e este foi o resultado de uma tarde de trabalho muito divertida...





RCM: Como iniciou o seu percurso?
PV: Começou tudo com uma brincadeira, eu estava a tirar um curso de design e por vezes nos trabalhos de moda era necessário fazer cabelo e makeup e eu ficava sempre encarregue dessa parte... E pronto apaixonei-me pelos cabelos e já lá vão 14 anos. Comecei a trabalhar após acabar o curso e tenho feito várias formações em Espanha e Itália, assim como cá.

RCM: A mulher portuguesa cuida do seu cabelo? 
PV: A mulher portuguesa cuida do cabelo em duas situações: ou quando é necessário para uma ocasião especial ou então quando o cabelo já esta péssimo! Embora esta nova geração já seja mais cuidada, existem cada vez mais produtos, mais informação, o que torna tudo mais fácil e apelativo.


RCM: É uma cliente preocupada com as tendências ou tem ideias e estilos predefinidos, difíceis de mudar?

PV: Existe de tudo um pouco, eu tenho clientes que não mudam nunca. Nem que eu peça de joelhos... Habitualmente eu mantenho todas as clientes informadas das tendências, adaptando-as, no entanto, ao rosto, estilo de vida e tempo de cada uma delas. Mas na verdade eu mudo bastante as pessoas.


RCM: E os homens?

PV: Os homens cada vez mais estão abertos a sugestões e a mudanças... O pior é que o cabelo às vezes não tem logo comprimento suficiente para a mudança, além do mais o cliente masculino é muito fiel ao seu cabeleireiro.


RCM: O Pedro também penteia para televisão. Em que medida a experiência televisiva difere da experiência do salão? E qual lhe é mais gratificante?

PV: Não difere em nada, tenho de ter os mesmos fatores ao executar o trabalho tanto num sítio como no outro, embora por vezes o trabalho em televisão seja mais livre e mais criativo. O trabalho no salão é mais gratificante porque ao contrário da TV - em que toda a gente vê mas ninguém sabe que é o meu trabalho - no salão as pessoas agradecem-nos e acarinham-nos quando as tornamos mais bonitas, quando lhes elevamos a auto-estima ou mesmo quando lhe resolvemos um problema no cabelo, não quer dizer que isto não aconteça em televisão mas no salão é mais gratificante.


RCM: Quais as tendências para esta estação?

PV: As tendências este ano estão 100% viradas para um look natural e descontraído, desarrumado e destruturado, bastante curtos ou bastante compridos leves e soltos com volume. A nível de cor os louros e os  ruivos são os favoritos  do momento.




RCM: Tem-se visto muita publicidade às Beach Waves da L'oreal, qual a sua opinião sobre este produto? Há soluções alternativas, de outras marcas?

PV: Eu vou ser sincero, sou completamente contra esse serviço. Fazer um trabalho químico no Verão para ir à praia ou à piscina num país onde cerca de 90% das mulheres tem coloração, não vai ter um bom resultado. Todas as marcas têm este tipo de serviço.


RCM: A quem recomendaria, então, este tipo de serviço?
PV: Só aconcelho a clientes com cabelos naturais, lisos ou com pouco volume. Assim, sim é possível conseguir  um bom resultado.

RCM: Que dicas nos pode dar para conseguirmos umas ondas naturais em casa?

PV: Para fazer umas ondas naturais é fácil basta passar com um ferro modelador ou aplicar um creme ou espuma modelador.


RCM: Qual o produto ou produtos que todas deveríamos usar este verão?

PV: Unique One é uma máscara em spray que não se passa por água e tem 10 benefícios; é fantástico.


Foi assim a nossa entrevista com Pedro Valverde, sempre simpático, acessível, franco e talentoso. Espero que gostem e que possam tirar partido das dicas do Pedro. Até breve!



Agradecimentos:
Ana Pacheco & Cores de Perdição
Pedro Valverde & Pandora Hairdresser
Rute Obadia & Rute Obadia Fotografia

Raquel C. Macias | Rute Obadia | Pedro Valverde
Ana Pacheco
Ana Pacheco e Raquel C. Macias vestidas por Cores de Perdição 

| EN |


I went to talk to Pedro Valverde, Portuguese hairstylist for Pandora Hairdresser who received us with a sincere smile for a relaxed interview. We got to know him and his career better and got a glints of the Portuguese consumer and this season hair trends. My friend Ana Pacheco was the model for the day and this was the outcome of a super fun afternoon...

RCM: How did your path begun? 
PV: It started as a joke, I was majoring in design and sometimes had to do makeup and hair for assignments as my colleagues always handed that part to me... And I just fell in love with hair and it has been 14 years already. I begun working just after finishing my degree and have made several training's in Spain and Italy, as well as in Portugal.

RCM: Does the Portuguese women care for her hair? 
PV: The Portuguese women cares for her hair in one of two occasions: wether for a special event or when the hair is already damaged. Although, this new generation seems to be more caring and there  are more products and further, easy to access, information, which makes everything easier and more appealing.

RCM: His this a costumer that worries about trends or does she comes with really preconceived, hard to change, ideas?
PV: We see it all. I have costumers that never change, not even with "pretty please"! But usually I keep my clients up with the trends, adapting it to her faces, life style and time. I actually change people a lot.

RCM: What about men?
PV: Men are more and more open to suggestions and change... The down side is that the hair it self is not always long enough to work a lot of change, besides, male clients are very loyal to their hairstylist.

RCM: You also style for television. In what way is that experience different and what's more rewarding?
PV: It is not that different, I gotta have the same factors into account when executing the work, although television allows more freedom and creativity. The everyday job ends up being more rewarding because clients are more grateful for the change, they really appreciate it as in TV, everyone's looking at your work, unaware that it is your work.

RCM: What's trending this season?
PV: This Summer is all about looking natural and relaxed, untamed and messy, really short or very long, light, loosen and with volume. Color wise blonds and reds are this season favorite's.





RCM: We're seeing a lot of advertising to L'oreal Beach Waves, what's your take on this service? Are there alternatives offered by the competition?

PV: To be completely honest, I strongly object to this service. Developing a quimical service for Summer, when you go to the beach and the pool, in a country where 90% of women have colored or bleached hair, won't have a great outcome. But all brands can provide this service.

RCM: So, to whom would you recommend this kind of service?
PV: Only to straight, flat, natural hair. That's the only type of hair in which you can aim a good outcome.

RCM: And how can we get natural waves at home?
PV: It's super easy, just use a curling iron or curling product. 

RCM: What Summer product can't we live whiteout this season?
PV: Unique One, it's a leave in spray mask with ten benefits, it's amazing!

That's how our interview with Pedro went, always nice, attentive, honest and talented.
We hope that you like it and can make use of Pedro's tips. See you soon!



Stay Happy & Fashiontastic!
Xoxo, RCM.

Raquel C. Macias dressed by Cores de Perdição with G.sel dress
RCM Stylist Styling
Photography by Rute Obadia Fotografia

#RCMStylist #CoresDePerdição #Styling #Interview #BeautyTips #Gsel #Zara